sábado, 10 de janeiro de 2015

Plano de saúde aposentadoria por invalidez.

Olá bom dia.

Hoje trago uma decisão interessante referente a manutenção do plano de saúde, após a aposentadoria por invalidez.

Ocorre que após a concessão de aposentadoria por invalidez pelo INSS, conforme preceitua o artigo 475 da CLT, o contrato de trabalho continua em vigor mas suspenso.

Assim, durante a aposentadoria por invalidez, em vista a incapacidade laborativa definitiva do obreiro poderá a qualquer momento ser revista. Apesar disso, todos os direitos do contrato de trabalho continuam em vigor.

Consoante a isso, o TST já pacificou entendimento nesse mesmo sentido na Súmula 440, que tem a seguinte redação, referente ao plano de saúde ao obreiro;

SÚM-440. AUXÍLIO-DOENÇA ACIDENTÁRIO. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. RECONHECIMENTO DO DIREITO À MANUTENÇÃO DE PLANO DE SAÚDE OU DE ASSISTÊNCIA MÉDICA - Assegura-se o direito à manutenção de plano de saúde ou de assistência médica oferecido pela empresa ao empregado, não obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxílio-doença acidentário ou de aposentadoria por invalidez.

Dessa forma, a empregadora não pode negar o atendimento médico ao obreiro afastado por causa da aposentadoria por invalidez.

A título de exemplo trago a notícia do TRT 9ª Região.


http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=4389130

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Técnico que iniciou auxílio-doença durante aviso-prévio terá contrato estendido

  31/7/2024 - A Vale S.A. deverá manter o salário de um técnico em eletromecânica que entrou em auxílio-doença sem relação com trabalho dura...