quarta-feira, 22 de maio de 2013



Olá boa tarde amigos.. 


Hoje trago aos senhores, uma nova postagem relativo o que está ocorrendo nessa semana no TST, julgamentos sobre causas trabalhistas de acidentes de trabalho.


O que seria acidente de trabalho?


Resposta: Conforme artigo 19 da lei 8213/91 é ; Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Então, quando o trabalhador na sua atividade na empresa ou fora dela, desde que sobre ordens do empregador ou quando está indo para ao trabalho ou voltado (acidente de trabalho trajeto), ocorre uma alguma fatalidade que provoque lesões que cause ao trabalhador, morte, perda de sua capacidade permanente ou temporária de trabalho é considerando acidente de trabalho.

Existem outras formas de acidente de trabalho, que nas outras publicações, irei explicar-lhes.


Então, isso das maiorias vezes, ocorrem pela falta de prevenção das empresas relativo ao acidente de trabalho, pois as empresas não cumprem determinações do Ministério do Trabalho.


Senhores leitores, concerteza já viram alguma situação que a empresa não está cumprindo a lei.


Por isso, hoje temos grandes números de acidente de trabalho que conforme divulgado pelo TST, no passado vitimaram 2.717 trabalhadores.


Ainda, no Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trabalho no mundo, registrando cerca de 700 mil casos por ano, em média. Isto sem contar os casos que não são notificados oficialmente. 

Além das graves consequências ao trabalhador, como deformidades, morte, esses acidentes acarretam ao país despesas avaliadas em R$ 70 bilhões, segundo o Ministério da Previdência Social.


Agora de quem seria a culpa ?


Reposta: Olha sinceramente, todos aqui somos culpados; eu, vcs, governo, porquê da grande maioria das vezes não fazemos denuncias contra as empresas (medo de ficar sem emprego), o governo que não fiscaliza como deveria e ainda a demora processual que temos hoje nos tribunais.


Dessa forma, acho interessante a tentativa nessa semana do TST, fazer um esforço de julgamentos de casos de acidente de trabalho.


Fonte; http://www.tst.jus.br/home/-/asset_publisher/nD3Q/content/tst-faz-esforco-concentrado-para-julgar-processos-sobre-acidentes-de-trabalho?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tst.jus.br%2Fhome%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_nD3Q%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Técnico que iniciou auxílio-doença durante aviso-prévio terá contrato estendido

  31/7/2024 - A Vale S.A. deverá manter o salário de um técnico em eletromecânica que entrou em auxílio-doença sem relação com trabalho dura...