quinta-feira, 13 de março de 2014

Por quê a lei penal brasileira é impune contra os bandidos?

Olá boa  noite.

Hoje escrevo um pouco revoltado.

Diariamente vemos nos jornais muitos crimes na sociedade. Pessoal que matam seu semelhante as vezes por causa de nada.

Mas por quê isso acontece?

A lei penal, quando iniciou-se era mais dura, pois muitas situações a pessoa era acusada sem direito a defesa, é condenada.

A lei to talião é um exemplo, " furou olho de alguém, teria o olho furado".. " olho por olho, dente por dente"..

Mais alguns poucos a sociedade mudou-se, chegando ter ao meu ver, mais direitos o bandido que cidadão de bem..

Vejamos aqui também o principio da insignificância. Por exemplo " A pessoa comete o crime de furto e leva pequeno valor em dinheiro, no caso em vista pequena ofensa do bem jurídico penal, pode ocorrer a atipicidade da conduta criminal."

Nesse sentido o STF, já julgou;

  “Habeas corpus. 2. Tentativa de furto de fios e cabos elétricos do  interior de imóvel em reforma. 3. Bens avaliados em R$ 116,00 (cento  e dezesseis reais). 4. Presença dos 4 vetores apontados no julgamento  do HC 84.412/SP, relator Ministro Celso de Mello, para  reconhecimento do princípio da insignificância: a) mínima  ofensividade da conduta do paciente; b) ausência de periculosidade social da ação (não houve violência ou grave ameaça à pessoa ou  qualquer repercussão social significante, uma vez que não houve   cessação do serviço público de energia elétrica para a coletividade); c) o reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento; e d) inexpressividade da lesão jurídica provocada. 5. Ordem concedida para trancar a ação penal na origem.” (HC 115.576, Relator o Ministro Gilmar Mendes, DJ 3.6.2013)."

Ainda temos, que os grandões da sociedade muitas vezes conseguem escapar da prisão do regime fechado, pois outros regimes como semi-aberto ou aberto praticamente não existe sua aplicação, como ditames da lei. Um caso foi dos mensaleiros petistas, que no fim do 2 tempo conseguiram livrar-se do regime fechado. 

Nos crimes de maior gravidade, como matar alguém pena de reclusão 6 a 20 anos, artigo 121 do CP.

Em primeiro lugar, muito difícil alguém se condenado na pena máxima por exemplo de 20 anos.

Vamos dizer na pior hipótese alguém seja condenado a 20 anos de cadeia. Como nossa lei beneficia bandido, cumprindo 1/6 da pena, ocorre a saída do regime fechado para semi-aberto que praticamente não existe.

Não podemos esquecer que o menor de 18 anos não vai para cadeia !.

Então por essas breves palavras, digo sobre um pouco da impunidade da lei brasileira..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Técnico que iniciou auxílio-doença durante aviso-prévio terá contrato estendido

  31/7/2024 - A Vale S.A. deverá manter o salário de um técnico em eletromecânica que entrou em auxílio-doença sem relação com trabalho dura...