terça-feira, 2 de julho de 2013

Plebiscito ou Referendo, dúvidas.


Olá bom dia.

Hoje trago, breve informações sobre a diferença entre, Plebiscito ou Referendo.

Aqui, o interessante,  pois são formas de consultas populares para elaborações de leis.

As diferenças são as seguintes;


O plebiscito é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.

O referendo é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição.

Essas etapas, são convocadas por decreto legislativo, após aprovação do Congresso Nacional, por 1/3 terço dos seus membros.

Então, no caso, seria o plebiscito antes da formulação da lei e referendo após da lei, a ser submetida a consulta popular.

O último, plebiscito realizado no país foi em 1993, onde perguntava ao povo, sobre o sistema de governo; monarquia  ou presidencialismo. E o referendo, foi a questão sobre desarmamento em 2005, proibição ou não.

Então, hoje estamos a porta de um novo plebiscito, sobre a reforma política.

Entretanto, isso na minha opinião não é interessante, pois a questão aqui é simples. E só a população em 2014, retiram todo esse bando de corrupto do país.

O que teria de mudar, são nossas leis penais, que é facilidade para corrupção e impunidade.

Teríamos, de aumentar a penas nos crimes de corrupção, peculato, concussão. Aumentar, o cumprimento do regime fechado, para crimes hediondos. Debater com a sociedade, a menoridade penal para, 14,16 anos.

Pois, não adianta uma reforma política, com esses mesmos políticos existentes no país, e dinheiro a ser jogado fora. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Técnico que iniciou auxílio-doença durante aviso-prévio terá contrato estendido

  31/7/2024 - A Vale S.A. deverá manter o salário de um técnico em eletromecânica que entrou em auxílio-doença sem relação com trabalho dura...